Rádio Somos Todos Primos

ONG TESE inaugura estufa e sistema de captação de água na Escola Básica Trindade Sousa Pontes

A Associação para desenvolvimento TESE inaugurou hoje, uma estufa escolar e um depósito de água equipado com sistema de captação e aproveitamento de águas pluviais na Escola Básica Manuel da Trindade Sousa Pontes, com o objetivo de reforçar a alimentação escolar através da produção local de alimentos frescos.

A infraestrutura foi criada no âmbito do projeto “Estufa Escolar”, uma iniciativa que visa melhorar a qualidade e a disponibilidade de produtos hortícolas destinados às refeições dos alunos, promovendo simultaneamente práticas sustentáveis de produção agrícola.

Segundo o coordenador da TESE em São Tomé e Príncipe, Sébastien Liégeois, a estufa permitirá aumentar a produção agrícola durante todo o ano, aproveitando a água da chuva armazenada no depósito para reduzir os impactos dos períodos de seca e garantir uma maior regularidade na produção.

“Não há cabeça nutrida, sem barriga nutrida. Não há barriga nutrida sem um prato nutritivo. Não há um prato nutritivo sem uma horta produtiva” afirmou.

A cerimónia contou com a presença da secretária-geral da Educação, Eurídice Medeiros, em representação da ministra da Educação, que destacou a importância da nova infraestrutura para o fortalecimento da alimentação escolar e para a promoção da educação ambiental junto da comunidade educativa.

“Estamos perante uma intervenção abrangente que reforça a capacidade produtiva da escola e cria melhores condições para a sustentabilidade a longo prazo. Esta infraestrutura permitirá aumentar a disponibilidade de produtos hortícolas para cantina escolar […] ao mesmo tempo oferece uma oportunidade valiosa de aprendizagem prática”, sublinhou.

O projeto foi implementado pela TESE em parceria com o Ministério da Educação, o Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PENASE) e a organização Alisei, contando com o cofinanciamento da Cooperação Portuguesa, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

De acordo com os responsáveis, a iniciativa assume caráter piloto e poderá ser replicada noutras escolas do país, contribuindo para uma maior autonomia na produção de alimentos destinados às cantinas escolares.

“Este é um projeto piloto que sofreu bastante alterações […] fomos incentivados a fazer um sistema deste tipo, e resulta. Portanto é algo que queremos replicar noutras escolas com telhados que tem uma capacidade maior até”, vincou Sébastien Liégeois.

Além da construção da estufa e do sistema de armazenamento de água, o projeto incluiu ações de sensibilização sobre agricultura sustentável e alimentação saudável dirigidas a professores, alunos, cantineiras e encarregados de educação.

Durante a cerimónia, o embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís da Silva, sublinhou a relevância do projeto para a melhoria da nutrição infantil e para o combate a problemas de saúde associados à má alimentação, como a anemia.

“Criamos também ferramentas pedagógicas através de manuais didáticos sobre a alimentação saudável elaborados para professores e para alunos […]. Num país insular como São Tomé e Príncipe […] a estufa vai permitir dar uma resposta nutricional imediata possibilitando o cultivo local de hortícolas”, acrescentou.

Presente em São Tomé e Príncipe desde 2006, a TESE desenvolve projetos nas áreas da gestão de resíduos, energia e água, além de prestar serviços de consultoria, trabalhando em colaboração com entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil.

Atualmente, a TESE implementa os projetos NUTRIR, PABAC-MZ e ESTUFA ESCOLAR, financiados pelo Camões, I.P.

Exit mobile version