Rádio Somos Todos Primos

São Tomé e Príncipe reafirma compromisso com integração na CEEAC

São Tomé e Príncipe reafirmou o interesse em aprofundar a sua participação na Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), durante a visita ao país de uma delegação de alto nível desta organização regional.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal Téla Nón, a delegação foi liderada por Lucas Abaga Nchama, ministro encarregado da Integração Regional na Presidência da República da Guiné Equatorial e presidente do Conselho de Ministros da CEEAC, e por Ezéchiel Nibigira, presidente da Comissão da CEEAC.

O reforço da cooperação e da integração regional esteve no centro das conversações entre os responsáveis da CEEAC e a ministra são-tomense dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Ilza Amado Vaz.

Segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citado pelo Téla Nón, as partes analisaram temas ligados ao aprofundamento da integração regional, ao desenvolvimento económico, aos direitos e deveres dos Estados-membros, à sustentabilidade financeira da organização e à implementação de iniciativas destinadas a aumentar a participação dos países membros nas atividades da CEEAC.

De acordo com a mesma fonte, Ilza Amado Vaz defendeu que a organização regional deve assumir um papel importante na promoção da estabilidade e do crescimento económico dos seus Estados-membros.

A ministra reiterou ainda “o compromisso do Governo de São Tomé e Príncipe em reforçar a cooperação com as organizações regionais, e de continuar a agir para garantir a sua plena participação na CEEAC”, refere o comunicado citado pelo jornal.

O Téla Nón assinala que a integração económica de São Tomé e Príncipe na África Central é considerada uma via para reforçar a projeção do arquipélago no futuro mercado comum africano.

Exit mobile version