As crianças do Jardim de Infância do CATAP, no distrito de Mé-Zóchi, celebraram hoje a festa de finalistas, onde cerca de trinta alunos concluíram o ensino pré-escolar num ambiente marcado por danças, brincadeiras, entrega de materiais escolares e emoção pela transição para o ensino primário.
A cerimónia reuniu educadores, pais e encarregados de educação para assinalar o fim da etapa pré-escolar de 26 crianças, das quais 14 são do sexo masculino e 12 do sexo feminino.
A responsável e educadora do Jardim do CATAP, Anilda Felipe, destacou o percurso dos alunos desde a entrada na instituição até à conclusão da educação pré-escolar.
“Estamos a fazer a festa dos finalistas no Jardim do CATAP. Essas crianças vieram de berço e hoje saem mais criativas, autónomas, com muita alegria e emoção para a nova jornada que vão enfrentar”, afirmou.
Também a educadora Soleica Diogo considerou que os finalistas estão preparados para ingressar no ensino primário.
“Estes alunos estão bem preparados para ir para a primeira classe, no ensino primário”, sublinhou.
Durante a cerimónia, as crianças receberam kits de materiais escolares destinados a apoiar o início do novo ciclo de estudos.
Soleica Diogo agradeceu o apoio do ministro Gareth Guadalupe pela oferta dos materiais escolares.
“Agradecemos também ao ministro Gareth Guadalupe, que ofertou um kit de materiais escolares para os meninos levarem para a primeira classe. Vamos sentir muitas saudades dos meninos”, disse.
Uma das finalistas, Talita, manifestou satisfação pelos materiais recebidos.
“Eu recebi cadernos, lápis e estojo”, afirmou.
A festa terminou num ambiente de celebração, convívio e despedida, assinalando a transição das crianças para a primeira classe do ensino primário.
