Projeto NUTRIR capacita cerca de 190 mulheres agricultoras em São Tomé e Príncipe

Durante a execução da iniciativa foram abordadas as temáticas dos direitos humanos, com destaque para a igualdade de género, associativismo, gestão administrativa e financeira, bem como práticas agrícolas e nutricionais mais resilientes.

Notícias -
Rádio Somos Todos Primos

O Projeto NUTRIR, implementado pela associação para o desenvolvimento TESE, encerrou hoje as suas atividades, após dois anos de execução, tendo capacitado cerca de 190 mulheres agricultoras nos distritos de Mé-Zóchi, Lobata e Cantagalo, em boas práticas agrícolas e associativismo, numa iniciativa cofinanciada pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P.

O projeto teve como objetivo contribuir para a resolução das diversas barreiras enfrentadas pelas mulheres das associações agrícolas, promovendo a participação ativa nos processos de desenvolvimento, através da Associação das Mulheres Agricultoras Unidas de São Tomé e Príncipe (AMAGRU).

“Hoje, com o projeto fechado, conseguimos ter uma sala cheia de pessoas comprometidas com a associação AMAGRU. Olhando para a sala hoje e pelo que ouvimos, achamos que o projeto cumpriu a missão”, afirmou Leonor e Mello, gestora do Projeto NUTRIR.

Durante a execução da iniciativa foram abordadas as temáticas sobre os direitos humanos, com destaque para a igualdade de género, associativismo, gestão administrativa e financeira, bem como práticas agrícolas e nutricionais mais resilientes.

O coordenador da TESE, Sébastien Liégeois, destacou o impacto da iniciativa nas comunidades abrangidas.

“Hoje podemos dizer com orgulho que 14 comunidades dos distritos de Mé-Zóchi, Lobata e Cantagalo estão a unir esforços em prol da mulher rural. A associação AMAGRU ganhou uma estrutura e uma base que permitem ver mudanças atuais e prometem mudanças futuras”, sublinhou.

Segundo os resultados apresentados, o projeto distribuiu 137 kits de materiais e equipamentos agrícolas para apoiar o funcionamento e a sustentabilidade das associadas da AMAGRU, capacitou 188 mulheres em questões de género e direitos humanos, sensibilizou 119 mulheres sobre alimentação, nutrição e ambiente e formou 25 mulheres líderes em práticas de boa governação.

A presidente da AMAGRU, Maria de Fátima, agradeceu o apoio recebido e apelou à continuidade do trabalho desenvolvido pela associação.

“Queremos deixar os nossos sinceros agradecimentos ao Projeto NUTRIR pelo apoio, confiança e compromisso demonstrados ao longo desta importante parceria”, afirmou.

“O Projeto NUTRIR foi um parceiro fundamental no fortalecimento da nossa associação e no desenvolvimento das nossas comunidades, graças às formações, ao acompanhamento técnico e às oportunidades criadas”, acrescentou.

O fórum contou com momentos de testemunhos das associadas da AMAGRU, que ressaltaram que as atividades são um simbolismo da importância da cooperação entre São Tomé e Príncipe e Portugal no apoio a iniciativas de desenvolvimento sustentável.

Últimas

Topo